terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Resumo e reações do jogo Turquel - Tomar

Como noticiado o jogo grande se não o jogo da época que se referia à 14ª jornada da 2ª Divisão Norte e com a parceria do site do Turquel fizemos uma noticia, para que possamos chegar o mais próximo de si o ambiente vivido durante e pós jogo, assim sendo está em baixo um resumo alargado do jogo na vila de Turquel.


Num Jogo à Antiga, com cerca de 1.500 adeptos presentes no gimnodesportivo turquelense, o HCT recebeu o líder Tomar, tendo vencido categoricamente, com uma exibição de luxo e com um público maravilhoso que foi um dos esteios do triunfo. O Tomar até entrou melhor, mas depois veio ao de cima a superioridade dos jovens alvinegros, que fizeram por merecer a estrondosa ovação no final do encontro.

Recepção ao líder Tomar, num jogo em que a campanha promocional serve de exemplo para eventos futuros, numa partida electrizante que tinha à partida um pavilhão completamente cheio e onde estavam em jogo as três primeiras posições da tabela classificativa. Ambos os conjuntos, não deram o tempo dos muitos espectadores presentes por mal empregue e presentearam a plateia com um espectáculo de monta, que primou por um hóquei bonito e com as emoções a rondarem as balizas a cada instante. Foi o jogo do ano na 2ª divisão!




De início entraram melhor os visitantes, e com apenas três minutos decorridos, David Gonçalves“Esteves” ludíbria a marcação de Vasco Luís e disfere potente stickada, Paulo Bértolo defende para a frente e na recarga, o jovem Ivo Silva atira a contar, fazendo o 0-1 e silenciando o pavilhão por breves instantes. A resposta não se fez esperar, já que cinco minutos volvidos, Vasco Luís em acção individual, ultrapassa o capitão tomarense Gonçalo Santos e de muito longe iguala a partida com um meia-distância poderosa. Era a primeira explosão de alegria no pavilhão. O jogo estava dividido e as incidências criavam emoção no público presente. Com treze minutos decorridos, jogada de insistência de Daniel Matias que à segunda e de ângulo difícil, bate Ivo Ribeiro pela segunda vez no encontro, levando ao delírio um pavilhão cada vez mais explosivo. Quase de seguida e quando alguns adeptos ainda se sentavam para festejar o segundo golo, eis que Daniel Matias volta a fazer das suas, com uma bomba do meio da rua que bateu um Ivo Ribeiro tapado pela floresta de pernas à sua frente. Estava feito o 3-1, que permitia ao HCT gerir os acontecimentos de uma forma mais inteligente. A partir deste momento, o encontro tornou-se mais morno, o Tomar acelerava e o HCT estancava todas as iniciativas ofensivas dos verde e brancos, ao mesmo tempo a turma alvinegra aproveitava o contra-ataque para chegar com muito perigo à baliza adversária. Mas foi num desses contra-ataques, a cerca de três minutos do intervalo, que o esférico esbarrou num stick nabantino, o que permitiu resposta rápida dos visitantes e o capitão Gonçalo Santos, isolado perante Paulo Bértolo, não se fez rogado, colocando o resultado em 3-2 e dando outro alento aos forasteiros para o segundo tempo. Resultado final ao intervalo, 3-2.

Na etapa complementar tudo foi um pouco mais calmo e parado, o jogo apesar de discutido teve uma toada mais parada e quezilenta, mas sempre com incerteza no marcador. Quando estavam jogados doze minutos surge o primeiro de alguns lances polémicos na partida, Fábio Alexandre é carregado em falta por um jogador de Tomar, sem que a equipa de arbitragem sancionasse qualquer infracção e na sequência do lance, o mesmo Fábio Alexandre engachou o patim de Orlando Fernandes. Desta vez a dupla de juízes não teve dúvidas, expulsando com azul directo o atleta turquelense e ordenando o respectivo livre directo, que o ex-BIR Miguel Mor desperdiçou, perante um inspirado Paulo Bértolo. Quase de imediato, jogada de entendimento entre o capitão turquelense André Luís e Luís Pedro, com o segundo a encostar uma assistência do primeiro, perante um desamparado Ivo Ribeiro. Estava feito o 4-2, mas faltavam ainda doze minutos para o término da partida. Até final o treinador do Tomar Nuno Lopes (ex-HCT) tentava tudo, com a inclusão de Pedro Silva e João Capitolino para mexer com o jogo, conseguindo um par de oportunidades, incluindo uma bola no poste da baliza turquelense. Mas as notas de maior realce, vão para o vermelho directo mostrado a David Gonçalves “Esteves” por agressão a Daniel Matias e para o HCT, que aproveitou os espaços concedidos para criar muito perigo e gerir os acontecimentos, com destaque para Rui Filipe e Luís Pedro, no papel de segurar o resultado. O encontro arrastou-se para o fim com uma festa imensa nas bancadas e depois do apito final, foram os atletas e adeptos da casa a fazer a festa.



Partida que teve todo um envolvimento fantástico, o público aderiu em massa à campanha publicitária de “Jogo à Antiga” e foi inexcedível no apoio à sua equipa. O pavilhão encheu para ver os seus ídolos e a presença de crianças a vibrar com o jogo nas bancadas foi um regalo para os olhos, num espectáculo fantástico, presenciado por cerca de 1.500 pessoas. A festa do hóquei fez-se em toda a linha, as equipas promoveram o espectáculo com um jogo justo e cheio de fair-play, manchado apenas pela agressão de “Esteves” a Daniel Matias.

Esta vitória permite ao HCT a subida ao segundo posto da tabela classificativa, contabilizando agora 28 pontos, um a menos que o líder Riba d’Ave (29) e um a mais que o terceiro classificado, precisamente o S.C. Tomar (27). Na próxima jornada, no Sábado dia 24 de Janeiro, pelas 18 horas, o HCT encerra a primeira volta numa deslocação a Oliveira de Azeméis para defrontar a Escola Livre e espera-se uma vitória para dobrar o primeiro turno do campeonato colado aos primeiros lugares. Viva o hóquei em patins...viva o HCT!!!

O H.C. Turquel alinhou com: Paulo Bértolo (Gr. 2 golos sofridos), Daniel Matias (2 golos), Vasco Luís (1 golo, 2 Amarelos, 1 Azul), André Luís (Cap. 1 Assistência), Fábio Alexandre (1 Azul), Luís Pedro (1 golo, 1 Amarelo), Rui Filipe e Nuno Maurício. Não jogaram: Hélio Gonçalves (Gr.) e Fábio Silvestre.
Treinador: João Simões

O treinador do Turquel João Simões no final do jogo teve a seguinte reacção


"Foi um jogo disputado num ambiente excepcional onda as equipas expuseram os seus argumentos e que se traduziu numa grande propaganda para a modalidade.
Na minha opinião o Turquel foi um justo vencedor, criou mais e as melhores oportunidades de golo e soube reagir muito bem à marcha do marcador apresentando uma dinâmica de jogo muito equilibrada e coerente. Foram 3 pontos importantes contra um adversário de muita qualidade e que nos permitem continuar no grupo da frente.
Ao público, um muito obrigado por continuarem a estar presentes, transformando o nosso Pavilhão num dos melhores ambientes do País para o hóquei em patins."


Já o jogador Luís Pedro jogador do Turquel partilha da mesma opinião do seu treinador dizendo:

"Parece-me que foi um bom espectáculo de hóquei em patins aquele que se presenciou em Turquel, no último sábado.Casa cheia, uma vitória justa para o nosso clube, contra uma grande equipa do Tomar que sempre deu uma excelente réplica.Apesar de entrarmos a perder, soubemos ser fortes e concentrados para virar o jogo. E, estando o marcador a nosso favor, fomos ainda mais ambiciosos e sérios a segurar esse resultado.Parabéns aos Turquelenses pela mobilização, é sempre bom para todos nós ver o pavilhão cheio.Agora é tempo de pensar no próximo adversário."
Gonçalo Santos
Capitão do S.C. Tomar


"Como esperávamos o jogo foi difícil, com um ambiente fantástico, com duas equipas a lutarem por um resultado positivo.
Conseguimos entrar bem no jogo, fizemos um golo e podíamos ter feito mais e até ao primeiros 10 minutos controlámos a partida. Após o golo do empate, passámos por uma fase de alguma desconcentração o que permitiu ao Turquel chegar ao 3-1. No final da primeira parte e com o nosso golo a reduzir para uma vantagem mínima o resultado, fomos para o intervalo com a convicção que podíamos dar a volta.
A segunda parte, foi repartida com oportunidades para os dois lados. Desperdiçamos um livre directo que podia ter alterado o rumo do jogo e quando já estávamos numa fase de arriscar tudo, sofremos o 4-2 que resolveu a partida.
A arbitragem fez um bom trabalho, apesar de assinalar muitas faltas quando tentávamos pressionar os avançados do Turquel o que nos privou de podermos lançar mais vezes o contra-ataque e depois penso que exageraram no cartão vermelho ao Esteves, pois ele apenas teve a reacção de se soltar.
Continuamos na luta e apesar de termos descido na tabela tudo depende de nós.
Para as pessoas de Turquel ficam os parabéns pelo ambiente criado durante o jogo."
Ainda não nos foi possível recolher as opiniões do Treinador Nuno Lopes do SC Tomar, ainda assim, se as conseguir recolher entretanto, publicaremos.
A equipa Ok4ever agradece aos responsáveis pelo site do Turquel a colaboração e o tempo despendido para conosco é com enorme prazer que damos a conhecer o espectáculo que é o Hóquei em Patins

Sem comentários: