quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

A voz dos Portugueses em Espanha parte IV


Esta foi a vez de Diogo Lã dar a sua voz.Diogo Lã atleta de 28 anos Natural de Sintra está em Espanha pelo segundo ano consecutivo no clube Alcoy clube que milita na OKliga Espanhola, chegou a Espanha oriundo do Cascais na época 07/08 ao qual subiu da primeira division para o escalão máximo do hóquei espanhol OK LIGA.


Quais as comparações e as diferenças que podes dizer que encontras t no hóquei Espanhol, do Hóquei Português?
O hóquei espanhol é muito mais táctico, organizado e muito mais trabalhado. Enquanto que em Portugal se descuram um pouco a vertente táctica, tanto ofensiva como defensiva, aqui trabalha-se até à exaustão e ao pormenor jogadas e movimentos ofensivos e defensivos. A defesa é o que se trabalha e exige mais aos jogadores. Aqui, primeiro pensa-se em defender e, depois, em atacar com precisão e muita calma, ao passo que em Portugal, creio eu, que se ataca e se defende a pensar em atacar, algo que aqui não é permitido, pois haverá alguém a aproveitar esse erro.Creio que, por exemplo, em Portugal se trabalha mais e melhor o contra-ataque. Penso que nisso somos melhores do que os espanhóis, em grande parte devido ao tipo de jogo que praticamos em Portugal, no qual há muitos contra-ataques e são a grande arma das equipas. São estilos diferentes, ambos com vantagens e desvantagens, mas, nos últimos 10 anos, tem sido o estilo espanhol que se tem superiorizado a nível europeu e mundial.




Estás te a adaptar bem ao campeonato espanhol?
Sim. Já é o segundo ano que estou em Espanha e, de facto, não me custou muito a adaptar-me. Tive a sorte de ter excelentes companheiros de equipa que fizeram com que a minha adaptação fosse o mais fácil e rápida possível. A verdade é que não encontro grandes diferenças em relação à cultura portuguesa. Elas existem, mas são fáceis de superar. Este ano tenho a sorte de ter a minha namorada comigo, que me tem ajudado muito, tornando tudo mais fácil de superar, como as saudades da família. É um grande apoio para mim.De resto, já estou completamente adaptado a Alcoy, sendo que este ano até estou a dar explicações particulares de inglês no meu tempo livre e a experiência tem sido muito boa.

Foto ainda a jogar em CASCAIS

Como esta a correr o campeonato?
O campeonato está a correr como previmos que ia correr no início da temporada. Somos uma equipa que subiu à OK Liga esta temporada e, portanto, os nossos objectivos passavam pela manutenção. Neste momento, é por isso que estamos a lutar. Este fim-de-semana teremos uma deslocação bastante complicada à Corunha, onde tentaremos trazer um resultado positivo.Conseguimos resultados bastante positivos ao longo da época, como o empate contra o Barcelona, ou a vitória em Vilanova e contra o Nóia em casa, mas ainda temos de conseguir mais 2 vitórias, pelo menos, para atingirmos o nosso objectivo. O campeonato está muito equilibrado.




A tua estadia em Espanha, tem sido de fácil adaptação a uma sociedade bem diferente da de Portugal?
Como disse anteriormente a adaptação foi relativamente fácil, tanto à cidade de Alcoy como ao hóquei espanhol. Em termos sociais, há algumas diferenças, nomeadamente ao nível de hábitos alimentares e horários (de refeições ou de treinos, por exemplo), mas que se adaptam rapidamente. Pessoalmente, foi fácil de relacionar-me com todos, pois receberam e aceitaram-me muito bem, o que tornou tudo mais fácil.







Por fim, resta-me agradecer-vos por não se esquecerem de todos aqueles que representam Portugal no estrangeiro e que continuem a divulgar o hóquei em patins, tanto nacional como internacional. São pessoas interessadas e trabalhadoras como vocês que fazem falta ao hóquei, principalmente em Portugal, para que este desporto, que mais prémios internacionais deu a Portugal, não desapareça.




Desde já agradecemos a disponibilidade e a simpatia do Diogo Lã em nos ajudar, resta nos agradecer e muito boa sorte