segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Etrevista ao Engº.Gilberto Dias Borges, "HOQUEI VERDE E BRANCO"

Agradecemos ao Engº.Gilberto Borges pela gentiliza que nos ajudou nesta pequena entrevista.
Questionamos o Engº, sobre alguns dos objectivos do Sporting e a tão famosa pergunta para quando a equipa sénior?
Engº Gilberto Borges responde na primeira pessoa...


1. Qual o seu objectivo para a formação do SCP?



R. O objectivo não é meu. É colectivo e assenta nas boas vontades de uma Direcção da Secção de HP, que tem por base um conjunto de Pais e Atletas que criaram uma grande fidelização ao Clube, tornando-o numa Família que sofre nas (poucas) derrotas de uma equipa como nos Sucessos e Títulos das outras. A Formação do SCP iniciou-se, de forma bastante insipiente, na época de 2002/3 e dois anos mais tarde, um Grupo de Sportinguistas e Pais estabeleceram um PROJECTO que foi apresentado ao SCP, num modelo autosuficiente e estruturado para um período de 8 anos. O Conselho Directivo do SCP aprovou esse Projecto que assentou nos seguintes pressupostos: - Devolução da mística desta Modalidade aos Sportinguistas - Fazer dos nossos Atletas um exemplo Cívico e Homens de caráter para a Vida e Desportistas com Qualidade - Cultivar a prática desportiva, de forma limpa e sã, sem nunca perder de vista que o Símbolo nos "obriga" a lutar para vencer em todas as frentes. - Projectar a evolução da Formação até 2010/11, época em que, no limiar os nossos actuais Iniciados de 1º ano (a essa data, claro) estarão preparados para gerar os primeiros Seniores e iniciar a Competição na III Divisão Nacional. - Municiar as futuras Equipas Seniores, de baixo para cima, com recurso aos jovens mais talentosos que forem surgindo. - Nos diferentes escalões de Formação - 6 de momento e escalonados etariamente entre Benjamis até Juniores - lutar por ganhar todas as competições em que estivermos envolvidos. - Criar um espírito de Família, alicerçado nos Pais, Amigos do HP do SCP e no Altruismo dos nossos Patrocinadores para termos capitalização e massa crítica como bases de evolução, sem sobressaltos na Modalidade.



2. O que está achar deste projecto até agora?



R. O Projecto está a seguir o seu percurso, da forma como foi preconizado: com auto-sustentação e com um sucesso desportivo que ultrapassa o que havíamos idealizado. Entrámos no 6º ano do Projecto e neste momento temos cerca de 85 Atletas Federados - mais que qualquer outra modalidade de Pavilhão do SCP e continuamos a crescer. No nosso período de existência conquistámos 2 Campeonatos Nacionais - Infantis em 2004/5 e de Iniciados em 2007/8. Vários Títulos Distritais, Lugares de Vice e 3ºs lugares dos pódiuns. Destacamos também o facto de sermos convidados especiais para muitos dos Torneios Internacionais que se realizam pelo País fora. É um prazer enorme verificarmos que há localidades onde a nossa presença atrai muito público e Sportinguistas, provando-se que os Sportinguistas não se revêem apenas no Futebol. Ao invès, no ecletismo que sempre foi apanágio deste Clube. Neste período de existência conseguimos já que as diferentes Selecções Distritais e Nacional de Sub-17 apelem`aos nossos "activos" e isso faz-nos crescer cada dia, com mais confiança no futuro. Estamos seguros que seguimos no rumo certo e não vamos desviar um milimetro dos objectivos preconizados.



3. Para quando a tão aguardada equipe sénior?



R. Esta a pergunta mais frequente, ultimamente, mormente porque estamos a obter sucesso na Formação e logicamente que as pessoas se interrogam. A vários sectores da Comunicação Social que nos contactaram e seguem contactando, continuamos a afirmar que o Projecto Senior está bem definido no nosso Projecto Inicial. Isto é, poderia haver alguma antecipação a 2010/11. Contudo, as várias condicionantes envolventes: infra-estruturas e modelo financeiro, não estão devidamente equacionadas para podermos avançar para qualquer adiantamento no ressurgimento dos Seniores. A conjuntura actual, que afecta não só Portugal, mas todos os Paises, não tem ainda contornos definidos no sentido da sua gravidade e do tempo que vai perdurar. Escasseiam os Patrocinadores e as boas vontades, nos tempos que correm e temos que esperar, seguramente por 2010/11. Dentro de um ano estaremos a preparar a reformulação do Projecto - ele aliás está já preparado e sabemos o que queremos. Mas o Mundo mudou desde Setembro/Outubro de 2008 e o Hóquei do SCP tem que se ajustar a esta realidade e não dar passos em falso. Projectos de megalomanias e de aventureirismo já passaram pelo Hóquei do SCP e não queremos que se repitam. Quando apresentarmos a sua reformulação ao SCP, assente em bases desportivas próprias ( jogadores da "cantera"), modelo financeiro sustentado e infra-estruturas desportivas que terão que ser diferentes das actuais, então sim, estamos certos que o SCP nos dará o apoio para prosseguirmos com esta continuidade que tem bases seguras.









4. Objectivo para este ano?

R. Para 2008/9, os objectivos são de uma forma geral os de sempre: competir e lutar por ganhar em todas as frentes. Em Benjamins e Escolares está-se a fazer um belíssimo trabalho e as equipas comandam os respectivos Campeonatos. Em Infantis, a nossa equipa disputa, pelo 5º ano consecutivo o Nacional, e queremos estar na 5ª final four consecutiva, facto que seria inédito. Em Iniciados, renovámos já o Título de Campeões Distritais e estamos no Nacional para lutar até ao último minuto por uma final four e depois tudo será possivel. Desta equipa destacamos 3 jogadores chamados à Selecção Distrital de Lisboa para o próximo Inter-Regiões. Em Juvenis, equipa constituida ( 90%) por atletas de 1º Ano e ex-Campeões Nacionais de Iniciados do ano passado, conseguimos já este ano a proeza de vencer o Torneio de Abertura de Lisboa ao derrotar na final a excelente equipa do nosso rival S L Benfica. Disputamos o Nacional e como primeiro objectivo temos a ida à final four. Já seria um bom prémio mas não deixaremos de lutar por algo mais que até os próprios atletas querem. Estão motivados. Na primeira convocatória para os treinos da Selecção Nacional Sub-17, o SCP foi a equipa que mais jogadores cedeu, como sabem. É esta a tradição que o HP do SCP tinha nas décadas 80 e 90. Finalmente em Juniores, os objectivos são o de vencer, em ano de transição dos Modelos Competitivos, o Distrital de Lisboa.



5. Quando vamos poder ver o Sporting com umas infraestruturas "suas" e não em "casas" emprestadas?



R. Efectivamente fazemos a nossa Formação e Competição numa "casa emprestada" mas que foi e tem vindo a ser beneficiada com dotações próprias. Se me perguntam se sonho ainda um dia virmos a ter "casa própria", isto é o SCP ter o seu próprio Pavilhão, eu acredito que esse sonho se possa a vir a tornar realidade. O ecletismo do SCP passa sobretudo por Modalidades de Pavilhão, por uma Pista de Atletismo e por Piscinas Próprias para competição. Como disse, os Sportinguistas não se revêem somente no Futebol. Querem também as restantes Modalidades. Eu próprio também gosto de Andebol, de Futsal, por exemplo e não consigo conciliar a ida a esses jogos porque cada Modalidade anda "perdida" por Pavilhões distintos e deslocalizados do centro histórico que é Alvalade. A União da Família Sportinguista passa também por todas estas Modalidades e assim acredito que o SCP possa também aumentar o seu número de Sócios. Vamos aguardar mais uns meses e depois veremos que alternativas arranjamos para o Hóquei em Patins Sénior.





A equipa OK4ever agradece a simpatia e o tempo disponibilizado para este pequena entrevista,deseja também os votos de continuação de bom trabalho a este projecto do Sporting.


Fotos fonte: (CENTENARIO SPORTING)