terça-feira, 14 de abril de 2009

Familia Turquelense


Hoje no Jornal Record avanço com mais uma Reportagem, sobre o Hóquei Clube de Turquel ao qual tem como Titulo "LAÇOS DA FAMILIA DE TURQUEL".





Os laços entre atletas e técnicos do HCTurquel causam inveja a muitas famílias de sangue. Naquele histórico emblema do hóquei em patins nacional todos se conhecem e tratam pelo nome próprio, quer seja o mais experiente atleta da equipa principal ou o mais jovem hoquista. E a razão é simples: o clube tem a particularidade de todos os escalões de formação serem treinados por jogadores e técnicos da equipa sénior. O modelo de jogo é o mesmo, todos se conhecem e, por vezes, quando o compromisso dos seniores a isso obriga, há troca de treinadores nas equipas jovens.
"Fazemos uma planificação do trabalho diário, permitindo que qualquer elemento do corpo técnico conheça profundamente outra equipa, além daquela por que é responsável", explica João Simões. A contratação de jovens licenciados em Desporto, "disponíveis para aprender e evoluir", encontrou um espaço ideal para se concretizar. O resultado foi a constituição "de uma verdadeira família".
De resto, todos os atletas e treinadores do clube do concelho de Alcobaça (distrito de Leiria) se conhecem e tratam pelo nome próprio. A proximidade é tão grande que os jogadores dos seniores cuidam com carinho até dos mais pequenos, como o guardião Lucas Santos, de apenas 5 anos, que resume assim as indicações do treinador: "Ele diz-me sempre para defender bem!"
Daniel Fialho é outra das figuras do clube a acumular funções: além de adjunto da equipa sénior, assume o comando dos juvenis. E não esconde o orgulho por defender "um clube especial". "O simples facto de os nossos seniores treinarem as equipas jovens joga a nosso favor. É também por isso que somos disciplinados, pois eles sabem que têm os seus atletas na bancada a ver os jogos e isso dá-lhes uma responsabilidade acrescida", sublinha.
Enchentes
Para João Simões, técnico da equipa principal e coordenador técnico do clube, a carreira da formação sénior, que divide a liderança da Zona Norte da 2.ª Divisão, também resulta desta ligação. "Temos o pavilhão sempre cheio e vemos os atletas da formação e as famílias na bancada, o que dá maior motivação".
Capitão dos seniores orienta os juniores
No clube desde os 3 anos, André Luís é um verdadeiro "produto" do HC Turquel. Está no clube há 23 anos e é o capitão da equipa sénior ao serviço da qual jogou na última vez em que os turquelenses estiveram na 1.ª Divisão nacional, em 2002/03. Além da dedicação como jogador, passou a acumular funções como treinador dos juniores e está a adorar a experiência.
"Vivemos na aldeia do hóquei e é por amor à modalidade que aqui estamos todos os dias. Trabalhar com os jovens é muito gratificante, porque nos conhecemos todos e isso facilita o trabalho", sublinha André Luís, jogador na equipa principal com vários atletas que treinou em anos anteriores e, inclusive, com o irmão Vasco. "Para nós, já é uma situação normal", adverte André, secundado por Vasco, que sonha poder, tal como o irmão conseguiu em 2002/03, "jogar pelo HC Turquel na 1.ª Divisão".
O sonho é partilhado por Marcelo Rocha, capitão dos juniores e que em 2009/10 poderá ser colega do seu treinador... André Luís. "Já fui chamado aos seniores e foi uma situação normal. Estou num grande clube e vivemos todos em família", diz. Talvez seja esse o segredo do sucesso...


Fonte: RECORD